Licenciamento Microsoft server 2016

O que você precisa saber para comprar licença do Windows Server

Edições de licenciamento

Escolha entre as três edições principais do Windows Server com base no tamanho da sua organização, assim como os requisitos de datacenter e virtualização:

  • A edição Datacenter é ideal para ambientes de datacenter altamente virtualizados e definidos por software.
  • A edição Standard é ideal para clientes com ambientes de baixa densidade ou não virtualizados.
  • A edição Essentials é um servidor prioritariamente conectado à nuvem, ideal para pequenas empresas com até 25 usuários e 50 dispositivos. A Essentials é uma boa opção para clientes que atualmente usam a edição Foundation, que não está disponível com o Windows Server 2016.

Visão geral da edição

EdiçãoIdeal para…Modelo de licenciamentoRequisitos de CAL
DatacenterAmbientes de datacenter altamente virtualizados e definidos por softwarePor núcleo/CAL*
(baseada em núcleo)
CAL do Windows Server**
StandardAmbientes de baixa densidade ou não virtualizadosPor núcleo/CAL*
(baseada em núcleo)
CAL do Windows Server**
EssentialsPequenas empresas com até 25 usuários e 50 dispositivosServidores especializados
(licença de servidor)
Sem necessidade de CAL

*Todos os núcleos físicos do servidor devem ser licenciados; sujeito a um mínimo de oito licenças de núcleo por processador físico e um mínimo de 16 licenças de núcleo por servidor.

As licenças de núcleo são vendidas em pacotes de duas unidades (um pacote de Licença de núcleo com dois componentes) e cada processador precisa ser licenciado com um mínimo de oito núcleos (quatro pacotes de Licenças de núcleo com dois componentes). Cada servidor físico, incluindo servidores de processador único, deverá ser licenciado com o mínimo de dois processadores e 16 núcleos (oito pacotes de Licenças de núcleo com dois componentes). Os núcleos adicionais podem ser licenciados em incrementos de dois núcleos (um pacote de Licença de núcleo com dois componentes) para aumentos graduais no crescimento da densidade de núcleo.

As MLs de servidor são necessárias para dispositivos gerenciados que executam tabelas de OSEs de servidor

– Lembre-se, Windows Server Standard ou Datacenter precisam das CALs de acesso. Ao fazer a atualização de seu Servidor ou na compra de um novo, são necessárias as licenças de acesso dos usuários ou dispositivos, as famosas CAL.

CAL de Acesso
CAL de Acesso

No exemplo acima, são necessárias 3 CALs de Acesso.

– Quando houver a necessidade de acesso remoto, também é necessária uma nova licença para este serviço, o Microsoft Remote Desktop Services (RDS CAL).

RDS CAL
RDS CAL

Neste exemplo, cada usuário, para estar em conformidade, deve ter: uma CAL de Acesso e uma x RDS CAL.

Máquinas Virtuais no Windows Server 2016. Na Edição Standard, a cada pacote de 16 licenças é possível rodar duas VM´s. Na Edição Datacenter é ilimitado e na Edição Essentials não tem.

Hyper-V

Fontes : https://www.microsoft.com/pt-br/licensing/product-licensing/windows-server-2016.aspx , https://aplicativosdigitais.com.br/blog/7-dicas-de-licenciamento-do-windows-server-2016/http://www.4core.com.br/licenciamento-windows-server-2016/ .

Administrador de redes windows / Linux / UNIX
Conhecimentos em Analise de Malware , Forense entre outros
Possui alguns certificados administrador de rede.