A importância de arquitetar as informação do projeto.

Atualmente vejo muitos sites novos sendo construido por profissionais, mas que muitas das vezes não tem como sua base de criação a importância de uma arquitetura nas informação. Para isso resolvi falar um pouco sobre esse problema que me frustra muito quando pego clientes cansados de não alcançarem os seus resultados esperados na web, por conta da má distribuição das informações no próprio projeto web.

A arquitetura da informação é aplicada para organizar as informações de forma que elas fiquem mais claras e de fácil acesso. Segundo Dijck (2003), “O principal trabalho de um arquiteto de informação é organizar a informação de um website para que seus usuários possam encontrar coisas e alcançar seus objetivos.” Toub (2000) reforça: “Arquitetura de informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.”.

Sendo assim encontrei 4 passos para se criar uma arquitetura eficaz:

  • Identifique sua persona, analisando o seu cenário atual, utilizando relatórios de visitas, veja o comportamento do usuário nas redes sociais e principalmente analise sua concorrência;
  • Crie um mapa do site – costumo chamar de fluxograma. Percorre com os balões uma hierarquia boa intuitiva e fluida para colocação do seu conteúdo;
  • Desenho os wireframes, ajuda muito a entender a parte gráfica que simula a forma como o usuário final visualizara as informações do seu projeto;
  • Por final utilize um design responsivo, onde possamos acessar o seu projeto em qualquer dispositivo, sendo ele um desktop, notebook, tablet ou celular. Nota: Não esqueça que você está em um país que existem mais smartphones ativos do que habitantes. É quase certo que o seu site tenha mais visitas provenientes de dispositivos móveis do que de desktops ou notebooks.

Espero que esse artigo te ajude a melhorar o seu projeto, lembrando que um planejamento arquitetado se perde menos tempo em sua execução/desenvolvimento. Obrigado!

Sou programador de sites e sistemas web desde 2007. Atuo no mercado com criação, manutenção e assessoria geral para sites e sistemas web. As funções de back-and e front-and são muito bem atendidas com a minha experiência.